terça-feira, 14 de julho de 2009

FUNK CARIOCA COMEMORA 40 ANOS E FAZ TREMER A FUNDIÇÃO PROGRESSO

Encontro entre gerações e disputa ao vivo entre DJs foram algumas das atrações do Red Bull Funk-se. Noite na Lapa marcou o encerramento o primeiro festival cultural dedicado ao batidão carioca.



Cerca de três mil pessoas celebraram os 40 anos do funk junto a alguns dos mais importantes personagens de toda a história do gênero no Red Bull Funk-se, no último sábado (11), na Fundição Progresso. MCs e DJs, desde os precursores à nova geração do movimento, fizeram parte da maior celebração da cultura funk já realizada, encerrando quase uma semana de atividades dedicadas a um dos estilos musicais mais populares do País.

Na primeira batalha ao vivo entre DJ's de funk, o DJ Cabide, de São Gonçalo/RJ, foi coroado o Rei da "MPC". O aparelho é uma espécie de bateria eletrônica usada na produção de mixagens ao vivo e popularizada pelas "montagens" do funk. A disputa foi composta por duelos homem-a-homem em que o público teve papel fundamental, elegendo, através de gritos e aplausos, aquele que mais levantou a multidão em cada confronto.

Impressionando com a escolha de trechos de músicas famosas, como "Thriller", de Michael Jackson; e principalmente pela criatividade em suas performances teatrais com a MPC no palco, Cabide primeiro venceu o DJ Mancha e fez a final contra Phabyo. Na decisão, foi consagrado campeão depois de levar a arena ao delírio ao manipular o aparelho com o nariz, com os pés e até mesmo dançar o "Créu" com o equipamento sobre a mesa. "Desde que conheci o funk sempre sonhei em me tornar um verdadeiro Super DJ. Acredito que vencer esta competição seja um grande começo para eu alcançar os meus sonhos", declarou Everton Araújo, o Cabide, premiado com uma MPC Akai 5000 - modelo mais avançado da linha, com pintura customizada especialmente para o Red Bull Funk-se.

O primeiro encontro entre Gerson King Combo, BNegão, MC Sabrina e Menor do Chapa foi a atração mais aguardada da noite, integrando vozes de três gerações da black music brasileira mesmo palco. Clássicos como "Mandamentos Black", de Gerson King Combo; e "I Feel Good", de James Brown; fizeram parte do repertório, que também contou com raps contemporâneos como "Vida Loka", do MC Menor do Chapa; e músicas de Tim Maia. "É com imenso orgulho que vim aqui para me juntar a essa juventude. O funk não tem idade e pudemos mostrar isso aqui hoje. Depois de tantos anos, acho que faltava este marco para a minha carreira", disse Gerson King Combo, considerado o legítimo precursor do funk no Brasil.

O Red Bull Funk-se contou ainda com outros importantes nomes como os DJs Sany Pitbull, Tubarão e Adriano; alem dos MCs Buchecha, Junior, Leonardo, Amaro e Batata; este último, o primeiro MC a ganhar um disco de ouro, com a música "Feira de Acari", do início da década de 1980. Além da noite na Fundição, ao longo da semana, o festival contou com uma agenda cultural gratuita de palestras, mostras de cinema, debates e uma exposição iconográfica sobre a história do funk, realizada entre os dias 07 e 10 de julho, no Colégio Estadual José Leite Lopes (NAVE Oi Futuro), na Tijuca.

fte.:Red Bull Communications
http://redbull.com.br

Perdi..por que quis é claro..rs

Nenhum comentário: